Trotes nos departamentos de utilidade pública? Ah, BRINCANDO COM COISA SÉRIA? No dia em que essas pessoas precisarem de ajuda, socorro em tempo SUFICIENTE, poderão não encontrar pois, "alguém" poderá estar brincando de enviar trote à Policia, Corpo de Bombeiros por aí vai... Pense nisso! Oriente sua família, seus amigos, vizinhos etc. Um super abraço!
Informação em: http://gazetaonline.globo.com
Primeiro de abril é conhecido como o Dia da Mentira em vários países e é responsável por várias brincadeiras, incluindo o trote, muitas vezes passado aos serviços essenciais. Para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes -190), por exemplo, esta brincadeira não é divertida e causa prejuízos para a população.
Devido à data, os trotes aumentam em 20% no mês de abril. Por isso, o Ciodes-190 alerta à população para esta brincadeira de mau gosto, que acarreta uma série de prejuízos. Dentre os principais estão: linhas telefônicas ocupadas, envio desnecessário de viaturas a falsos comunicados de crime e menos ocorrências atendidas pelas polícias e Corpo de Bombeiros.
Para o diretor do Ciodes, major Nylton Rodrigues, "o dia 1° de abril acarreta um aumento significativo de trotes. Neste período as crianças estão em casa devido à folga nas escolas e existem pessoas que ainda não acreditam que passar trote é crime".
Em dias úteis, os trotes representam 40% das ligações. Em 2009, no mês de abril, o Ciodes recebeu 140 mil trotes, o equivalente a 60% do total das ligações. De acordo com o Código Penal, interromper ou perturbar o serviço telefônico prevê detenção de um a três anos e multa. Já a comunicação falsa de crime ou de contravenção prevê detenção de um a seis meses, além de multa.
Os trotes mais frequentes estão relacionados à pornografia, a falsa notícia de crime, crianças que ligam e desligam o telefone e pessoas solitárias que desejam conversar. Mas, o 190 também é confundido com o serviço auxílio à lista, pois muitos usuários ligam para a central de emergência para pedir informações sobre números de telefones de diversos órgãos. "Isso atrapalha o atendimento a quem realmente precisa", destaca o coordenador do Ciodes.
Em momento algum passe trote de falso crime. Isto pode gerar ocorrência e deslocar viaturas para o local, fazendo com que outra ocorrência em andamento seja prejudicada.
(Com informações da asssessoria de imprensa do Ciodes)
(Com informações da asssessoria de imprensa do Ciodes)
0 Comentários:
Postar um comentário
Olá, é muito bom receber o seu comentário! O Blog Rayele Queiroz agradece, viu?