28 de junho de 2011

Preconceito.


Como vivemos no país, o Brasil, onde o tema do preconceito está na moda. Até minhas netas de 8 anos já usam essa expressão e me perguntaram:
– Vô, a gente só é diferente na cor?
– Não, minhas netas, os homens não se diferenciam em nada. Não somos imagem e semelhança de Deus? Se fôssemos diferentes haveria vários deuses. Só tenho um.
– Vô, mas por que então tem gente branca e gente preta?
– Minhas netas, na região onde eu morava também plantam e colhem pimentões verdes, amarelos e vermelhos. Para a Copa do Mundo, inventaram até um pimentão de duas cores: verde-amarelo. Todos eles, porém, pouco importando a cor, são simplesmente pimentões. Para Deus, a cor é um detalhe sem importância.

Pensamento do Prof. Neri P. Carneiro: “[…] a maioria dos preconceitos aparece em relação ao diferente. O diferente é vítima não da novidade que traz, mas daqueles que não conseguem enquadrá-lo no pré-estabelecido. Muitos matam a novidade – e a muitas possibilidades de progresso. Os preconceituosos se esquecem que é o diferente que, além de trazer a novidade, traz a inovação, as raízes do progresso. Se todos permanecêssemos na mesmice ainda viveríamos nas cavernas e pendurados em árvores catando frutinhos”. Paranaense, professor de História e Teologia, com mestrado em Educação.

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá, é muito bom receber o seu comentário! O Blog Rayele Queiroz agradece, viu?